domingo, 30 de novembro de 2008

Os seres vivos e o ciclo dos elementos

Os organismos retiram da natureza os elementos quimicos de que necessitam, mas esses elementos retornam ao ambiente, completando ciclos que se repetem infinitas vezes.

Os ciclos do carbono e do oxigênio

Os vegetais e outros seres fotossintetizantes fabricam moléculas de glicose com o carbono absorvido do ambiente na forma de gás carbônico. E, com a glicose e outros nutrientes, produzem outras moléculas orgânicas (isto é, moléculas ricas em carbono). Animais e outros seres vivos que se alimentam desses seres autotróficos incorporam parte desse carbono.
O ciclo se fecha com o retorno do carbono ao ambiente na forma de gás carbônico, resultado da respiração dos seres vivos(Vegetais, animais, e outros) e da decomposição dos residuos que os seres vivos em geral profuzem (fezes, pêlos, pele, atém de folhas, frutos e sementes) e de seus corpos (quando morrem).
Entretanto, o carbono também pode voltar á atmosfera como gás carbônico produzido na queima de combustiveis (lenha, carvão e petróleo) e nas queimadas, o que tem provocado um aumento na concentração desse gás na atmosfera. Cientistas afirmam que o aumento ao teor de gás carbônico na atmosfera pode contribuir para a alevação de temperatura média do planeta e provocar sérios desequilibrios climáticos.
Paralelamente ao ciclo do carbono, ocorre o ciclo do gás oxigênio.Esse gás é retirado do ambiente na respiração dos seres vivos aeróbios e também é consumido durante a conbustão(como a queima de combustiveis fósseis eda madeira de florestas). E retorno ao ambiente como produto da fotossintese: ele é lançado na atmosfera pelos seres vivos fotossintetizantes. Fecha-se, assim, o seu ciclo na natureza.
Mas a importãncia do oxigênio pera os seres vivos vai além disso. Na camada mais alta da atmosfera, a estratosfera, uma parte dele trasforma-se em ozônio, formando uma camada, a (camada de ozõnio), que funciona como um filtro protetor da vida, pois retém parte da radiação ultraviolenta amitida pelo sol. (A camada de ozônio tem sido destruida por diversas substâncias lançadas na atmosfera por atividades humanas.)
O Ciclo da água


Graças á energia solar, a água dos rios, mares, lagos. etc.(Estado liquido )passa para a atmosfera em forma de vapor. Nas camadas mais altas e mais frias de atmosfera, o vapor se condensa e forma as goticulas de água que compõem as nuvens. Quando várias dessas gotinhas se juntam e ficam muito pesadas para se manterem no ar, precipitam-se na forma de chuvas, neve ou granizo.

A água da chuva pode formar rios e lagos e voltar para os oceanos, ou infiltrar-se no solo e forma os lençóis subterrâneos.

Parte da água do solo é absorvida pelas raizes dos vegetais e tanto pede ser utilizada pelas próprias plantas quanto pode, via cadeia alimentar, ir parar no corpo dos animais. Animais também retiram a água do ambiente ao bebrem nos rios, lagos, fontes, etc.

Por meio da transpiração ou da respiração, seres vivos eliminam a água de seus corpos para a atmosfera e, por emio da urina, das fezes ou da decomposição de residuos e cadáveres, a água retorna ao solo. Fecha-se assim o ciclo da água na natureza.






Ciclo do nitrogênio


A maior parte do nitrogênio na natureza está livre no ambiente, como gás atmosférico ou dissolvido na água, e dificilmente é utilizada pelos seres vivos em geral.Mas existem certas bactérias que consegue captar esse nitrogênio e, com ele, produzem amônia, substância que pode ser incorporada por outros seres seres vivos. Esse processo é chamado de Fixação do nitrogênio.

Entre as bactérias fixadoras de ntrogênio, estão as bactérias do gênero Rhizobium, que vivem nas raizes das plantas leguminosas (feijão, soja, ervilhas, amendoim, alfafa, etc.) Uma parte do nitrogênio fixado por elas é consumida pela planta,que utiliza o elemento para produzir suas proteinas e outros materias orgânicos proteinas e outros materias orgânicos nitrogenados. As plantas também retiram substãncias nitrogenadas do solo, na forma de nitratos.


As substãncias nitrogenadas das plantas passam, via cadeia alimentar, para os animais e outros seres vivos.


O ciclo do nitrogênio começa a se fechar com a decomposição, por bactérias e fungos, das substâncias orgânicas dos detritos(fezes, pêlos, urinas, folhas,etc.) e cadáveres. A decomposição da matéria orgânica lança amônia no ambiente. Certas bactérias trasformam essa amônia em um sal mineral, o nitrito, que,posteriormente, é convertido em nitrato(outros tipo de sal )por outras bactérias.

Parte dos nitratos do solo é absorvida e utilizada pelas plantas, outra parte é transformada, por outras bactérias, em gás nitrogênio, que volta para o ambiente( como parte do ar atmosférico ou dissolvido na água).










2 comentários:

Unknown disse...

Carla muito boa esta explicação , mas tem um pequeno problema na ortografia de algumas palavras mais tirando isso ta show!

Unknown disse...

Boa noite , Carla .
Gostei muito desta matéria e estou utilizando em um trabalho escolar .
Porem possui alguns erros de português (ou digitação).
Também gostei do seu blog .

Tchau .