quarta-feira, 17 de setembro de 2008

DMAE o trabalho q deram pra nós lá no colégio

Nossa água está Poluida

A cidade de POA (Porto Alegre) possui muitos arrois, riachos de vales.É por meio deles que a água da chuva é drenada e conduzida até o Lago Guaiba, manancial que abastece nosso
municipios. Assim, quanto mais lixo é despejado diretamente nós arrios, mais dificil e caro tornase o tratamento da agua que recebemos em nosso residências. Além disso, o lixo contribui muito para o surgimento de moscas, mosquitos, baratas e ratos, todos transmissores de doenças perigosas, principamente para a saúde de quem mora próximo ás regiões de passagem da água.
Doenças transmitidas pela água contaminada matam uma criança a cada 15segundos no mundo, e estão relacionadas á maioria dos csos de desnutrição.O acúmulo de lixo e o desmatamento também aumentam bastante o risco de enchentes durante as chuvas.


A preservação do meio ambiente e o cuidado com o destino correto do lixo é responsabilidade de toda a comunidade.
Consumir comente o necessário, preferir produtos com embalagens recicláveis, separar e destinar corretamente o lixo seco e orgânico são atitudes que beneficiam a ti e a natureza.

O Problema das Algas no Manacial de Abastecimento Público de Porto Alegre

Nos últimos anos, em diversos locais do brasil, tem ocorrido um aumento expressivo no desenvolvimento de algas azuis nos mananciais de abastecimento público(lagos ou rico de onde é retirada a água para ser tratada e distribuida para a população).Esse crescimento desequilibrado das algas também é resultado das ações impensadas do ser humano em relação á natureza.Todo lixo que é despejado nós arroios e nas ruas de Porto Alegre, somando ao esgoto municipal, formam um grande volume de matéria orgânica que corre para o mesmo manancial(Lago Guaiba).As algas que vivem no Guaiba se alimentam dessa poluição, que somada á falta de chuva e ao calor, criam as condições ideias para uma reprodução em grande escala, o que causa gosto e odor na água que chega em nossas casas.
Embora a proliferação das algas cause alterações na água, o Departamento Municipal de Àgua e Escotos de Porto Alegre (DMAE)garante sua potabilidade segundo os parâmetros estabelecidos pela portaria 518/04 do Ministério da Saúde.



Especificamente, no Rio Grande do Sul, na Bacia Hidrográfica do lago Guaiba, que inclui parte da região metropolitana de Porto Alegre, as algas têm se multiplicado mais acentuadamente, colocando em alerta as autoridades da saúde pública e todos aqueles responsáveis pelo abastecimento de água, como o Dmae. Para remover as toxinas liberadas pelas algas o Dmae dispõe de métodos de adsorção e/ou oxidação, utilizando o carvão ativado e outros produtos, tais como cloro, Ozônio e Permanganato de Potássio.

Nenhum comentário: